segunda-feira, 30 de abril de 2012

Especialistas sugerem combinações com cachaça, uísque, licor e café


Bebidas e alimentos quentes podem ser grandes aliados na hora de enfrentar a queda de temperaturas que atinge o centro-sul do país neste início de semana. 
E para ajudar você a preparar drinks diferentes, siga dicas de chefs e baristas que sugeriram receitas com café e chocolate para esquentar o inverno.
Clementine

- 50 ml de licor
- 1 pedaço de gengibre
- 5 ml de suco de tangerina
- 60 ml de café coado, bem forte
- 75 ml de leite
- 2 colheres de sopa de ganache de chocolate branco

Derreta o chocolate branco com creme de leite e coloque no fundo da taça. Amasse o gengibre, adicione o licor e o suco de tangerina. Reserve. Aqueça o leite e depois adicione o café. Coloque a mistura do licor e coe bem devagar na taça. Sirva com uma colher para misturar a bebida.

Café da Casa tem o ingrediente ideal para novas sensações!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aprendendo a preparar café expresso por etapas

2- PORTA-FILTRO - Deve ser mantido sempre encaixado no grupo, com pó do café anterior. Isso contribui para manter o porta-filtro aquecido e para que o café saia na temperatura ideal.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Veja algumas etapas que auxiliam no sabor do café:



Primeiramente, os grãos de café crú passam pelo sistema de pré-limpeza e, em seguida, são separados de acordo com a densidade. O sistema de torra  adotado é chamado de “fluidizado” e consiste em alta vazão de ar quente. O resultado são grãos totalmente uniformes, sem sabor queimado de fundo - um diferencial facilmente percebido pelo consumidor.
Existe também um controle rígido na temperatura. Esta etapa desprende o mínimo possível dos óleos aromáticos do café, permitindo que o pó renda mais e que seu sabor e aroma sejam inigualáveis. As qualidades nutritivas da bebida, como os sais minerais, também ficam preservadas com esse processo.
O torrador é acoplado a dois sistemas de controle que possibilitam o blend do café. No primeiro, os grãos são torrados separadamente, para que as qualidades do café que exigem tempos de torra diferenciados sejam respeitados.
No segundo, é realizada a formação dos blends: diferentes tipos de grãos são homogeneizados para a obtenção de um produto acabado com características exclusivas e qualidades organolépticas (aromas e sabor) mais intensas.
Agora, aproveite e saboreie um delicioso café conosco!

Veja também em  www.revistacafecultura.com.br


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Curiosidades



Você sabia???
Para conhecer a qualidade no grãos do café, realiza-se a prova da xícara, pela qual o provador  avalia as características  de gosto e aroma do café. A classificação da bebida tem dois objetivos fundamentais: conhecer a qualidade do café a ser comercializado e definir as ligas ou blends que valorizem determinados lotes de café.
Segundo a classificação oficial, o café brasileiro apresenta sete escalas de bebidas, sendo o mole referência para todas:
Mole: tem sabor agradável, suave e adocicado. Estritamente mole: apresenta todos os requisitos de aroma e sabor da bebida mole, mas de forma mais acentuada. Apenas mole: tem sabor suave, mas sua qualidade é inferior à dos anteriores, com leve adstringência ou aspereza no paladar.
ura: apresenta gosto acre, adstringente e áspero.
iada : tem leve sabor de iodofórmio
Rio: tem cheiro e gosto acentuados de iodofórmio
Rio zona, macaco: são denominações regionais para qualificar bebidas com características desagradáveis, bem mais acentuadas que as da bebida rio.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Café. Sinta esse prazer

O café virou mania no mundo inteiro e ainda mais entre os brasileiros. Acredite: Os brasileiros tomam 430 milhões de cafezinhos por dia. E é esse consumo que está despertando a atenção de todos.

E aqui, nesse aspecto que o Café da Casa quer resgatar a essência do delicioso sabor do café fresquinho, fazendo parte da sua vida enquanto você vive as grande emoções.





segunda-feira, 9 de abril de 2012

Curiosidades sobre o café

  • 1) Depois do petróleo, o café é a segunda mercadoria mais importante para a economia do mundo;
  • 2) O Brasil participa com cerca de 25% da produção mundial de café;
  • 3) Historicamente, somos o maior produtor e exportador do mundo;
  • 4) A produção anual brasileira é de 30 milhões de sacas, sendo que metade é exportada;
  • 5) Além de exportar, o País é o segundo maior consumidor mundial de café;
  • 6) O consumo nacional anual beira 13 milhões de sacas, o dobro da década de 90;
  • 7) Apenas um brasileiro consome, em média, 1.200 xícaras de café ao ano.